quarta-feira, janeiro 02, 2008

Depois do Millennium, Sonangol entra no capital do Fomento e Totta

Depois de assegurar 49,9% no capital do Millennium Angola (grupo Millennium Bcp), a petrolífera angolana Sonangol vai entrar com idêntico peso no Fomento (BPI) e com 25% do Totta-Angola, noticia hoje o Expresso. Manuel Vicente, presidente do conselho de administração da Sonangol, afirmou ao semanário que a petrolífera deverá ainda aliar-se ao Banco Espírito Santo para montagem conjunta de operações financeiras destinadas a suportar investimentos na exploração de petróleo no Brasil.

De parte, adianta o jornal, fica o projecto de a Sonangol comprar uma participação no BES Angola, detido em 80% pelo BES e 20% pela Geni, sociedade gestora de participações pertencente a Isabel dos Santos, filha do presidente angolano. No âmbito da "aliança" BES-Sonangol, está ainda em aberto a possibilidade de a Escom, "holding" não financeira do grupo BES em Angola e detentora de concessões diamantíferas no país, vir a ter uma participação na exploração de petróleo "on-shore" em Cabinda.

Ainda segundo o Expresso, o Banco Fomento Angola (BFA), pressionado pelas autoridades de Luanda, vai abrir à Sonangol 49% do seu capital social. A petrolífera vai ainda adquirir 25% do Totta-Angola, detido pelo grupo espanhol Santander.

Sem comentários: