sexta-feira, dezembro 14, 2007

UE/Presidência: Portugal é o melhor aliado espanhol, segundo sondagem

Portugal é considerado pela grande maioria dos espanhóis como o melhor aliado de Espanha no espaço europeu, segundo uma sondagem hoje divulgada que considera Angela Merkel e Nicolas Sarkozy como os líderes europeus com maior influência.
Um total de 70,6 por cento dos sondados, no inquérito divulgado hoje pelo jornal El Mundo, considera que Portugal é o melhor aliado de Espanha, contra 15,8 por cento que referem que as duas nações têm interesses "opostos".
No lado contrário o Reino Unido, país que para 45,1 por cento dos sondados é o que tem interesses mais opostos a Espanha.
Realizada para avaliar as percepções dos espanhóis sobre a UE, a sondagem demonstra, segundo o jornal, "um euroentusiasmo contido", com a maioria a mostrar agrado pela adesão que diz ter contribuído "de forma fundamental" para o desenvolvimento económico e social espanhol.
Só 33,7 por cento dos sondados diz estar informado sobre o Tratado de Lisboa, assinado na quinta-feira.
Entre os que conhecem o documento apoiam em particular a criação do cargo de presidente da UE e o reforço da figura de alto representante para a Política Externa, criticando a divisão de mandatos no parlamento europeu, que segundo 21 por cento é prejudicial a Espanha.
A maioria (63,5 por cento) considera que a recente ampliação, com a entrada da Bulgária e da Roménia, não foi positiva para Espanha.

Sem comentários: