quinta-feira, dezembro 06, 2007

Três investigadoras com menos de 35 anos recebem prémio para as Mulheres na Ciência

As investigadoras portuguesas Eliana Souto, Anabela Rolo e Iola Duarte foram ontem distinguidas com as "Medalhas de Honra L"Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência" 2007, pelos seus trabalhos no campo das ciências da vida. O prémio (no valor de 20 mil euros), atribuído pela multinacional francesa em conjunto com a comissão nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pretende reconhecer o trabalho de jovens investigadoras portuguesas até aos 35 anos e doutoradas há menos de cinco.
"A iniciativa destaca o papel das mulheres e permite o aparecimento de novos cientistas entre os jovens", explica o presidente da comissão nacional da UNESCO, Fernando Guimarães, na cerimónia de entrega na Academia das Ciências, em Lisboa.

Eliana Souto, de 31 anos, não podia estar mais de acordo. O trabalho que desenvolve na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, prende-se com a melhoria da eficácia de determinados fármacos na área da cosmética e do tratamento de doenças de pele.
Anabela Rolo, de 30 anos, que é responsável pela pesquisa sobre as alterações metabólicas no organismo em pré-diabetes e criação de novas terapêuticas adequadas. A investigação, "ainda na fase inicial", desenvolve-se no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
Iola Duarte, de 32 anos, agradece à família. Iola é investigadora do Laboratório Associado CICECO da Universidade de Aveiro, trabalhando em rede com os Hospitais e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Desde Setembro deste ano, que tem tentado compreender, através da ressonância magnética nuclear, o interior dos tecidos pulmonares saudável e cancerosos.

Sem comentários: