quinta-feira, dezembro 20, 2007

Portugueses trabalham mais anos que espanhóis

Em Portugal a vida activa dura até mais tarde e a idade média de saída do mercado de trabalho é aos 63,1 anos, ao passo que em Espanha é aos 62,4 anos e na UE-25 aos 60,9, indicam estatísticas evidenciando diferenças e semelhanças entre os dois países da Península Ibérica. Em 2006, a percentagem de população com emprego em part-time era semelhante em Portugal e Espanha, mas distante dos valores dos países do norte da Europa. Neste mesmo ano, havia mais espanholas desempregadas do que portuguesas, mas havia mais homens desempregados em Portugal do que em Espanha.
Todo o norte de Espanha apresentou, em 2004, um rendimento disponível bruto das famílias per capita mais acentuado do que o resto da Península Ibérica o mesmo sucedeu com o PIB per capita.
Em 2006 o PIB per capita espanhol era próximo do da UE27 e o de Portugal ligeiramente em desvantagem. Entre 2005 e 2006, Espanha aproximou-se do custo de vida da Bélgica (país que corresponde à base 100).
Em 2005 era mais barato viver em Lisboa do que em Madrid para algumas classes de despesa.

O estudo "A Península Ibérica em Números 2007" (4ª edição) é publicado pelos organismos públicos de estatística dos dois países reunindo os principais indicadores de caracterização dos dois países ibéricos, inserindo-os no espaço mais vasto da UE.

Sem comentários: