segunda-feira, dezembro 17, 2007

Governo diz que vai apostar no ensino do português no estrangeiro

O secretário de Estado das Comunidades portuguesas, António Braga, anunciou que o governo vai apostar no próximo ano no ensino do português no estrangeiro através da definição de um programa de investimento.
"Pretende-se incrementar as respostas aos problemas pontuais e definir todo um programa de investimento prioritário nestas áreas, decisivas para a garantia dos elos de ligação essenciais entre a comunidade portuguesa e a sua cultura originária", escreve Braga na mensagem de Natal dirigida aos portugueses residentes no estrangeiro.
O secretário de Estado admite que "persistem os desafios relacionados com o ensino da língua e divulgação da cultura portuguesa". Por isso, o governo vai reforçar a rede de professores espalhados pelo mundo, consolidar as escolas portuguesas nos países lusófonos e os leitorados nas universidades estrangeiros.
Braga acrescenta ainda que o ano de 2007 ficou marcado pela reforma consular, que, "veio fortalecer os instrumentos de aproximação de Portugal aos demais cidadãos que vivem e trabalham no estrangeiro". No âmbito da reestruturação consular, destaca igualmente o lançamento do Consulado Virtual, meio que facilita o acesso aos serviços consulares através da Internet. A reforma consular visa melhorar "substancialmente o funcionamento dos serviços" e aproximar os portugueses residentes no estrangeiro a Portugal.

Sem comentários: