segunda-feira, dezembro 17, 2007

Abertura de Zapatero para transmissão de televisões portuguesas

A Fundação Via Galega (FVG) congratulou-se hoje com a abertura manifestada pelo chefe do governo de Espanha, José Luis Zapatero, para a eventual transmissão das televisões portuguesas na Galiza. Em comunicado, aquela fundação acrescenta que, se houver vontade política, as dificuldades técnicas serão "facilmente" superadas. A FVG adianta que cabe agora à Junta da Galiza "dar um passo em frente" e proceder à "análise rigorosa e profunda" que Zapatero sublinhou ser necessária antes de se proceder à efectiva materialização do processo de recepção das televisões portuguesas em território galego.
A FVG é uma organização da Galiza vocacionada para a promoção de um mais estreito diálogo entre Espanha e os demais países e territórios do sistema linguístico galaico-português.

As garantias de Zapatero foram dadas no parlamento em Madrid, onde referiu que a maior dificuldade do processo se relaciona com a falta de espaço radioeléctrico, dadas as licenças de transmissão já concedidas na Galiza.
A fundação frisa que o Governo espanhol tem de dar cumprimento a um dos compromissos que assumiu quando ratificou a Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, que num dos seus artigos diz que "deve ser garantida a recepção directa de emissões de rádio e televisão de países vizinhos numa língua utilizada de forma idêntica ou próxima de uma língua regional ou minoritária".
O assunto foi levantado na sessão de controlo ao governo pelo deputado do Bloco Nacionalista Galego (BNG), Francisco Rodriguez, que recordou a Zapatero que o galego e o português são "duas variantes da mesma língua" e que há razões "de tipo linguístico e cultural" que justificam a sua transmissão. Rodriguez recordou que o apoio ao espaço galego-português decorre do "estipulado na Carta Europeia das Línguas Minoritárias" e afirmou que há "que pôr mãos à obra e começar a trabalhar" no sentido de materializar a ideia, sendo para isso necessário que o tema se começasse a tratar no relacionamento bilateral com Portugal. "É um tema muito importante para ambas as partes. E do ponto de vista galego, é essencial para a unidade e vitalidade da língua", disse.
Zapatero referiu que o tema deverá ser discutido na próxima cimeira luso-espanhola que se realizará em Janeiro em Braga.

Sem comentários: