terça-feira, novembro 06, 2007

Portucel investirá 1 000 milhões na América Latina

A Semapa assume que a Portucel tem capacidade para investir mais de dois mil milhões de euros a médio prazo, em Portugal e no estrangeiro, metade desse valor na América Latina, de acordo com declarações do patrão da holding.
Pedro Queiroz Pereira, que concentra interesses nos sectores industriais da pasta e papel (Portucel) e dos cimentos (Secil), esclarece que este montante acima de mil milhões de euros de capacidade financeira de investimento a curto e médio prazos se junta aos cerca de 900 milhões de euros que o grupo, através da Portucel, vai aplicar nos próximos anos. Estes investimentos incluem não só a aquisição da nova máquina de papel para Setúbal (550 milhões de euros), mas também no reforço e na modernização de capacidade das outras unidades industriais da empresa, em Cacia e na Figueira da Foz.
Desse montante previsível de investimento, PQP está a estudar quatro hipóteses de abertura da frente internacional da Portucel. As negociações estão "mais avançadas no Uruguai e no Brasil, mas ainda nada está concretizado", assegura o dono da Semapa.
Além do Uruguai e do Brasil, a Portucel está ainda a estudar possibilidades de investimento em Angola e em Moçambique.

Sem comentários: