terça-feira, novembro 13, 2007

"Nino" Vieira inicia segunda-feira visita oficial ao Brasil

O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, inicia segunda-feira uma visita oficial de três dias ao Brasil com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois países. Segundo fonte diplomática, a visita "terá como objectivo lançar bases para uma parceria estratégica entre a Guiné-Bissau e o Brasil".
Durante a estada no Brasil, "Nino" Vieira terá um encontro com o seu hómologo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que terá como principal objectivo lançar a parceria estratégica entre os dois países e assinar acordos de cooperação nas áreas da saúde, nomeadamente apoio a um programa de combate e prevenção da malária, economia (através da apoio ao centro de promoção do caju) e agricultura.
Paralelamente a esta visita, o Brasil e a Noruega assinaram hoje um Memorando de Entendimento para apoiar Bissau na área da Administração Pública.
Entre os temas que vão ser discutidos durante a visita oficial de Vieira destaque para a possibilidade de o Brasil apoiar a Guiné-Bissau na inclusão da Comissão de Concessão de Paz das Nações Unidas. A Guiné-Bissau vai também pedir apoio ao Brasil para a realização das próximas eleições legislativas previstas para 2008.

Sem comentários: