quinta-feira, novembro 29, 2007

Cabo Verde garante adesão formal à OMC será em Dezembro

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, confirmou hoje que Cabo Verde deve aderir formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) até 31 de Dezembro.
Falando na Assembleia Nacional, explicou que hoje mesmo foi resolvido o último entrave à entrada do país na organização, relativo a dúvidas levantadas por El Salvador.
De resto, as negociações com países como os Estados Unidos (EUA) ou o Brasil, dois países que deram grande apoio à entrada de Cabo Verde, bem como a União Europeia (UE), estão praticamente concluídas.
"Cabo Verde teve de negociar com cento e tal países" para conseguir a entrada na OMC, frisou Neves.

Cabo Verde pediu formalmente a adesão à OMC em 1999 e, no ano seguinte, foi criado um grupo de trabalho para seguir o processo. De 2004 até este ano decorreram cinco reuniões negociais, registando-se este ano os maiores progressos.
A adesão vai garantir segurança aos investidores externos e o país vai ser apoiado em matéria de boa governação e de modernização, além de harmonização de leis mais consentâneas com os mercados externos.
A OMC é uma organização mundial criada em 1995, com 151 países, que supervisiona acordos sobre regras de comércio.
No início deste mês, Cabo Verde assinou um acordo bilateral com a UE de acesso ao mercado, um passo considerado fundamental para a entrada na OMC.
Os representantes dos países-membros da OMC reuniram-se hoje em Genebra para analisar os acordos comerciais nas áreas de mercadorias e bens já assinados por Cabo Verde com a UE, EUA, Brasil e, mais recentemente com o Japão e o Canadá.

Parabéns pela excelente governação que tem orientado o país!!

Sem comentários: