sexta-feira, outubro 26, 2007

Paes Amaral quer criar "grande grupo editorial" da lusofonia

A holding de Miguel Paes do Amaral, quer assumir a liderança no mercado de edição de livros no espaço lusófono, criando um grupo sedeado no Brasil, e com operações em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa.
A revelação foi feita na quarta-feira à noite por Isaías Gomes Teixeira, administrador executivo (CEO) do grupo editorial, num debate promovido pela Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, sobre as operações de concentração que têm vindo a registar-se no mercado dos livros português. O ex-director do extinto jornal Independente, disse ter sabido no mesmo dia que a Autoridade de Concorrência aprovou a aquisição das editoras Nova Gaia e Gailivro.

Segundo o CEO, a sede do grupo editorial deverá ficar no Brasil, onde se espera a maior fatia da facturação no futuro, quando estiver implantado, possivelmente através de aquisições. Aliás, referiu, o grupo ainda não tem nome "porque o objectivo é que tenha um nome brasileiro".
Salientando a importância deste mercado, referiu que a editora espanhola Santillana factura no Brasil mais do que todo o valor do mercado português, de livros escolares e não-escolares, que ronda os 500 milhões de euros.
Em Portugal, o grupo de Paes do Amaral vai disputar a liderança do mercado de livros escolares com a Porto Editora, que tem uma quota de mercado superior a 50%.

1 comentário:

Anónimo disse...


O Mistério Colombo Revelado

na loja FNAC COLOMBO
em Lisboa, dia 5 de Novembro às 21H30.
Haverá uma palestra pelo
autor e sessão de autógrafos.