quinta-feira, outubro 25, 2007

O Fórum das Ilhas do Pacífico

Da The Economist:
Como habitual, é a Austrália e a Nova Zelândia versus o resto.
Quando o lider golpista as Fiji, Comodoro Frank Bainimarama, fez saber que iria estar presente na reunião dos líderes do Pacífico, em Tonga, nesta semana, a Primeira-Ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, afirmou que ele deveria ser tratado como um "leproso".
Ela e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália's, Alexander Downer, disseram querer evitar quaisquer encontros bilaterais com o comandante militar das Fiji. Mas não é a primeira vez que os pesos pesados da região, Austrália e Nova Zelândia, parecem estar num limbo.
No Fórum das Ilhas do Pacífico o Comodoro foi recebido de forma calorosa pelo Primeiro- Ministro de Tonga, Fred Sevele, e convidado para um animado jantar com Don McKinnon, o Secretário-Geral da Commonwealth. A Senhora Clark acabou por afirmar admirada: “Pensei que a suspensão [das Ilhas Fiji] dos Conselhos da Commonwealth incluía a [sua] suspensão de jantares festivos.”

A abrir o Fórum, o Primeiro-Ministro da Papua Nova-Guiné, Sir Michael Somare, apelou à Australia e à Nova Zelândia para que demonstrem maior "respeito pela soberania" das ilhas suas vizinhas.

Ver: http://www.economist.com/world/asia/displaystory.cfm?story_id=9989180

Sem comentários: