segunda-feira, outubro 15, 2007

França: Morreu Bob Denard, ex-mercenário conflitos africanos

O antigo mercenário francês Bob Denard, que liderou revoltas e golpes de Estado em África, morreu sábado na sua casa, em Bordéus.
Denard, 79 anos, sofria da doença de Alzheimer e de problemas cardiovasculares que em 2006 lhe permitiram ser dispensado de assistir ao seu julgamento pela organização do golpe de Estado nas Comores em 1995.
Outrora o mais conhecido mercenário francês, cujo verdadeiro nome era Gilbert Bourgeaud, esteve envolvido em revoltas, resistência e golpes de Estado em dezenas de países, entre os quais Angola, onde em 1975 apoiou a UNITA de Jonas Savimbi.
Depois de cerca de 40 anos, Denard foi julgado em vários tribunais franceses e condenado, a penas de prisão de 5 anos, nos casos do golpe nas Comores (1995) e da tentativa de golpe de Estado no Benin (1977).

A sua acção mais prolongada foi nas Comores, onde chegou logo após a independência, em Setembro de 1975, deteve o Presidente Ahmed Abdallah e substituiu-o por Ali Soilih.
Três anos depois regressou para depor Soilih e substituí-lo por Abdallah, sendo nomeado chefe das Forças Armadas, dedicando-se nos anos seguintes à criação de uma guarda presidencial pretoriana de 600 homens, dirigida por oficiais europeus.
Em 1989, o Presidente das Comores é assassinado em circunstâncias não esclarecidas e Denard, que dias depois acaba por ser retirado do território por um comando francês, ainda promove a subida ao poder de Mohamed Tako Abdulkarim.
Em Setembro de 1995, Denard volta às Comores e, com um grupo de 30 homens, derruba o Presidente em exercício, Said Mohamed Djohar.

Sem comentários: