segunda-feira, outubro 22, 2007

Exposição sobre Descobrimentos abre sexta-feira em Bruxelas

A exposição "Encompassing the Globe" sobre os Descobrimentos Portugueses, que esteve durante o Verão em Washington, abre ao público na sexta-feira em Bruxelas no âmbito do festival Europalia, sendo visitada sábado pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Portugal, por presidir este semestre à União Europeia (UE), tem uma participação especial no festival cultural belga Europalia.europa, que até Fevereiro de 2008 celebra os 50 anos da construção europeia.
A exposição sobre os Descobrimentos, que tem por subtítulo "Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII", chega ao Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar) vinda de Washington - onde foi inaugurada a 20 de Junho pelo presidente da República, Cavaco Silva - e é a grande marca de Portugal nesta edição da Europalia.
Segundo disse Leen Daems, da organização da Europalia.europa, a mostra exibida em Bruxelas é menor do que a que esteve patente na capital norte-americana por uma questão de espaço.
"Só podemos exibir 160 das 250 obras que estiveram em Washington", disse Daems.

Arte sacra, peças de marfim, mapas e instrumentos de navegação são algumas das peças que integram a exposição, que estará patente até 3 de Fevereiro. A mostra assinala as rotas dos Descobrimentos Portugueses nos séculos XVI e XVII - de África ao Brasil, passando pela China e o Japão e, numa secção contemporânea, lembra aos visitantes qual é a sequela dos Descobrimentos: a globalização, com obras de vários autores.

Sem comentários: