segunda-feira, outubro 29, 2007

Cooperação no campo policial vai dominar visita do Presidente Ramos-Horta a Portugal

O chefe de Estado timorense, deverá ter nos nos dias 15 e 16 de Novembro reuniões tanto com Cavaco Silva como com José Socrates e Luís Amado.
O tema prioritário da visita oficial que o Presidente José Ramos-Horta efectua a Portugal a partir de 14 de Novembro é, do ponto de vista de Díli, "o desenvolvimento da cooperação para a formação técnica e profissional da polícia de Timor-Leste". O interesse de Timor-Leste e as possibilidades neste âmbito foram mencionadas durante a visita que o secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, há dois meses efectuou a Díli, onde estimou em 60 milhões de euros a ajuda a prestar por Lisboa nos próximos três anos. A reforma e o desenvolvimento do sector da Segurança em Timor-Leste é uma prioridade que tem vindo a ser anunciada por José Ramos-Horta, o qual já constituiu na Presidência da República um grupo especialmente dedicado a esse objectivo.
As Nações Unidas deverão permanecer em Timor-Leste até 2012, de modo a dar tempo a que se construam corporações sólidas e se afaste de vez o espectro de um Estado falhado. A procura dos corpos policiais portugueses para ajudarem a formar a polícia timorense deve-se, em grande parte, à opinião francamente positiva que dos mesmos tem a opinião pública local.

Sem comentários: