quarta-feira, setembro 05, 2007

"Português não é questão polémica", diz Xanana Gusmão

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje que a língua portuguesa "não é uma questão polémica" no país e que "a mudança de governo não afecta absolutamente a relação com Portugal". Xanana Gusmão falava à imprensa no final de um encontro com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho.
"Mesmo que o currículo comece com o português nos bancos da escola, nós temos segmentos de sociedade em que uns falam português, outros inglês, outros tétum, outros bahasa. Esse é o nosso problema", explicou Xanana Gusmão. "Temos que olhar que há uma geração toda em Timor que nasceu no tempo indonésio e só sabe bahasa. Como resolver esse problema? Sempre dissemos que a reinserção do português aqui é uma questão de tempo", disse.

"É preciso responder a questões pontuais, actuais, em termos de educação", referiu Xanana Gusmão, dando um exemplo: "Por que é que o representante da Câmara Municipal de Lisboa foi inagurar a estrada, que eu pedi, para uma escola e a directora falou em tétum e pediu desculpas por não falar português - porque não aprendeu a língua?".

Sem comentários: