quinta-feira, setembro 06, 2007

Londres aceita representante Zimabué na cimeira com África

O Reino Unido aceita a presença de um representante do governo do Zimbabué na cimeira UE-África, desde que o presidente Robert Mugabe não participe, disse hoje fonte da diplomacia britânica.
"Sempre dissemos que gostaríamos que o Zimbabué estivesse representado, mas não queremos que seja o senhor Mugabe, porque consideramos que isso poderia ensombrar a cimeira", clarificou uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) britânico em Londres.

O assunto deverá ser novamente abordado no final da semana em Portugal, durante a deslocação a Viana do Castelo do chefe da diplomacia britânica, David Miliband, para a reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, sexta-feira e sábado.
O Reino Unido é o país que mais tem levantado entraves à realização da segunda cimeira UE-África, invocando as sanções da UE que se encontram em vigor contra o presidente Mugabe para inviabilizar a viagem à Europa e a sua participação no encontro.

A realização de uma II Cimeira ao nível dos chefes de Estado e de Governo entre a UE e África é uma das prioridades da presidência portuguesa da União, que começou a 1 de Julho, tendo sido agendada para 8 e 9 de Dezembro, em Lisboa.

Sem comentários: