segunda-feira, julho 16, 2007

Gordon Brown recusa participar na mesma cimeira que Mugabe

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, não estará presente na Cimeira UE-África, no caso de comparecer o líder do Zimbabwe, Robert Mugabe.

Esta informação foi ontem adiantada pelo Sunday Times e confirma indícios de que Londres mantém a recusa em participar em qualquer evento onde esteja presente o dirigente do Zimbabwe. A cimeira UE-África está marcada para Lisboa, em Dezembro, e os países africanos recusam participar, caso Mugabe não seja convidado.

Segundo um ministro britânico, Londres não pode arriscar um encontro entre Mugabe e Brown, se ambos estiverem na mesma sala. "Se isso significa que a reunião [cimeira UE-África] não se realiza, que assim seja", conclui a fonte. Na semana passada, o primeiro-ministro português, José Sócrates, na presidência da UE, encontrou-se em Londres com o novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

Do lado africano, a situação parece definida: se Mugabe não for convidado, os dirigentes africanos recusam-se a participar. Em relação à possibilidade de ser definida uma delegação de África sem Mugabe, mas escolhida pelos próprios, os dirigentes daquele continente dizem que isso abriria um precedente (do seu ponto de vista) e, no futuro, poderia haver pressões europeias sobre outros países do grupo.

Sem comentários: