segunda-feira, junho 11, 2007

"Vitória de 1999 muito se deve a Portugal", diz Ramos-Horta

O Presidente da República timorense afirmou este domingo, numa recepção para assinalar o Dia de Portugal, que "a vitória de 1999 muito se deve à sábia, paciente, discreta e prudente diplomacia portuguesa".

José Ramos-Horta, convidado para a cerimónia na residência do embaixador de Portugal em Díli, agradeceu o apoio português durante a crise de 1999 em torno do referendo pela independência e, de novo, na resposta à grande crise de 2006.

Perante a grave crise política e militar, Portugal respondeu ao apelo das autoridades timorenses fazendo desembarcar um contingente da GNR a 4 de Junho, em Baucau, demonstrando, segundo o chefe de Estado, "a extrema generosidade do povo português que atravessava períodos difíceis após a aquisição da sua independência".
"Desde os dias mais difíceis, em que pouco se conhecia Timor no mundo e poucos acreditavam e poucos nos apoiavam, era em Portugal que nós encontrávamos maior apoio e maior refúgio", recordou Ramos-Horta, que referiu ter percorrido nesses anos "Portugal de lés-a-lés".

Sem comentários: