quinta-feira, junho 21, 2007

Solana confirma encontro com Larijani no sábado em Lisboa

O alto representante para a Política Externa da União Europeia, Javier Solana, confirmou hoje que se vai reunir sábado em Lisboa com o negociador-chefe do governo iraniano para o processo nuclear, Ali Larijani.
"Posso confirmar que me vou encontrar no sábado com o senhor Larijani em Lisboa", disse Solana à imprensa em Bruxelas depois de um encontro com o Presidente da Ucrânia, Viktor Iuchtchenko.

A reunião, que segundo fonte do gabinete de Luís Amado se realiza sábado à tarde no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, foi anunciada há dois dias pelos "media" oficiais iranianos.

Javier Solana reuniu-se com Larijani a 31 de Maio passado, em Madrid, e propôs então ao Irão uma ajuda financeira substancial em troca da suspensão das actividades de enriquecimento de urânio, matéria que, consoante a pureza, tanto pode servir para a produção de energia como para o fabrico da arma atómica.

A proposta, formulada pelo chamado grupo 5+1 - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) e a Alemanha - foi recusada pelo Irão.

Todavia, depois de um encontro com o chefe da diplomacia alemã a 5 de Junho em Berlim, fontes diplomáticas informaram que Larijani manifestou alguma abertura para voltar à mesa das negociações se o Conselho de Segurança abandonar os preparativos para novas sanções e devolver o processo para as mãos da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Sem comentários: