quinta-feira, junho 21, 2007

Recuperada fortaleza construída por portugueses em Malaca

A Fortaleza de Malaca, uma construção portuguesa do ano 1511 e destruída pelos britânicos em 1807, está a ser reconstruída pelo governo da Malásia, que quer dar ao monumento o seu traço original. O objectivo deste investimento é o turismo cultural.

A colaborar na reconstrução do Forte, também conhecido como "A Famosa", está Rui Loureiro, especialista na história da presença portuguesa na Ásia.
"Fui contactado pelo Ministério do Património malaio, que está interessado em reconstruir, não toda, mas tudo o que for possível da Fortaleza de Malaca", disse o historiador à agência Lusa. De acordo com Rui Loureiro, as autoridades malaias estão a contactar com pessoas que lhes possam dar informações sobre os diferentes períodos do Forte de Malaca: o português, o holandês e o britânico.

Da antiga fortaleza com cerca de um quilómetro de perímetro, hoje resta apenas a porta de Santiago, de origem portuguesa.
Neste momento, a equipa de arqueólogos está a fazer escavações no local onde foi construída a fortaleza, tendo encontrado já dois bastiões, disse Rui Loureiro.
"O segundo, que estão a escavar, é português. O Bastião de Santiago", acrescentando ainda que vão "tentar também reconstruir a muralha" da fortaleza.

O Forte de Malaca foi construído em 1511 por Afonso de Albuquerque, o conquistador de Malaca e principal arquitecto do império marítimo português no Oriente.
A Fortaleza era constituída por grandes muralhas e quatro torres principais: uma era o suporte da feitoria e as outras albergavam o paiol de munições, a residência do capitão e os quartos de alguns oficiais.

Uma ilustração datada de 1604, da autoria de Manuel Godinho de Erédia, dá conta de edifícios como uma Igreja Matriz, uma Câmara Municipal, uma Misericórdia, o Hospital dos Pobres, o Hospital Real, o Colégio e Igreja Jesuíta, um palácio, uma prisão e dois conventos.
O Forte, que teve o duplo objectivo de garantir a segurança de Malaca e de impulsionar as trocas comerciais, esteve sob domínio dos portugueses até 1641, ano em que foi conquistado pelos holandeses.
Em 1795, «A Famosa» ficou sob poder britânico, que decidiu, doze anos depois, mandar destruí-la para evitar que caísse em mãos inimigas.
A Fortaleza foi demolida na sua quase totalidade, valendo-lhe a intervenção de Stamford Raffles, fundador de Singapura, que visitou Malaca em 1810 e impediu a destruição da Porta de Santiago.

Sem comentários: