segunda-feira, junho 11, 2007

Líbia manifesta apoio à cimeira Euro-Africana de Lisboa

O chefe da diplomacia líbia manifestou hoje o apoio do seu país à organização da II Cimeira UE-África durante a presidência portuguesa da União Europeia.

"A presença de todos os países é bastante importante. Mas neste momento estamos a trabalhar para garantir resultados. A cimeira não é festival, queremos resultados tangíveis", disse Abdu Ramhan Shalgan à imprensa após um encontro em Lisboa com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

A realização da II Cimeira entre a União Europeia e a União Africana, adiada sine die desde 2003 devido à oposição de Londres à participação do Zimbabué, foi eleita como prioridade da presidência portuguesa e está marcada para 8 e 9 de Dezembro em Lisboa.

A próxima presidência portuguesa da UE, com início a 1 de Julho próximo, foi um dos temas dominantes do encontro de hoje entre Luís Amado e Abdu Ramhan Shalgan, a par das relações bilaterais, que os dois países querem intensificar.
À imprensa, o ministro líbio afirmou que conta com a presidência portuguesa para reforçar as relações entre a UE e a Líbia, a UE e o Mediterrâneo e a UE e África e frisou que o seu governo "tem toda a confiança no ministro Luís Amado" para o conseguir.

Sem comentários: