quarta-feira, junho 06, 2007

França: 50 luso-descendentes candidatos às legislativas

Pelo menos 50 luso-descendentes são candidatos às eleições legislativas francesas, cuja primeira volta se realiza domingo, segundo estimativas da associação dos portugueses eleitos nas autarquias francesas (CIVICA).

Paulo Marques, presidente da CIVICA, disse à Agência Lusa que deverão existir mais candidatos de origem portuguesa, mas tem sido difícil a pesquisa junto dos partidos.
"Os candidatos de origem portuguesa são considerados franceses, sendo uma recolha difícil. A CIVICA está a ver junto dos partidos nomes com conotação portuguesa", adiantou.
De acordo com o responsável, os portugueses candidatos a deputados da Assembleia Nacional francesa concorrem, na maioria, por pequenos partidos ou como independentes, existindo ainda um número elevado de luso-descendentes no lugar de suplentes.

O Partido Socialista Francês (PSF) só apresenta candidatos luso-descendentes no lugar de suplentes, enquanto na UMP (União por um Movimento Popular, no poder) há duas portuguesas a concorrer como deputadas.
Paulo Marques destacou ainda que pela primeira vez há um grande número de candidatos luso-descendentes devido à visibilidade que a terceira geração está a ter em França.

A Assembleia Nacional francesa contou até hoje com um deputado de origem portuguesa, Patrice Carvalho que exerceu o cargo entre 1998-2001.

A luso-descendente Cristela de Oliveira, 28 anos, concorre pelas listas da UMP às eleições legislativas pela circunscrição de Corbeil, arredores de Paris, e caso venha a ser eleita torna-se na mais jovem deputada francesa.
O luso-descendente Valentin Teixeira, 34 anos, candidata-se pela segunda vez a deputado, mas nestas eleições concorre como independente.

Em França vivem mais de um milhão de portugueses e luso-descendentes, mas para as eleições legislativas apenas votam os que têm nacionalidade francesa.
As legislativas em França realizam-se domingo e a 17 de Junho, elegendo os franceses 577 deputados entre 7.750 candidatos.

Sem comentários: