terça-feira, junho 12, 2007

Congresso luso-canadiano espera fim das deportações

O Congresso Nacional Luso-Canadiano espera que Otava tome iniciativas com vista a suspender as deportações de imigrantes ilegais, entre as quais de Portugueses.

O Congresso luso-canadiano é um dos três conselhos, juntamente com as estruturas congéneres hispano-canadiana e chino-canadiana, que forma a coligação "Apoie, não Deporte", a qual irá pressionar o Governo do Canadá a parar o repatriamento de imigrantes ilegais, defendendo ainda uma revisão do sistema de imigração para o país.

Esta iniciativa relaciona-se com o facto de o Parlamento canadiano ter aprovado quarta-feira passada uma moção favorável à suspensão da deportações de trabalhadores não documentados no país e das suas famílias.
Aprovada com 147 votos do Novo Partido Democrático, do Bloco do Quebeque e da maioria de deputados do Partido Liberal, a moção recebeu, contudo, 115 votos desfavoráveis, sobretudo do Partido Conservador, actualmente no Executivo canadiano.

A aprovação é um mero sinal do Parlamento, não tendo força legal. Para ser lei, depende de iniciativa do Governo.

Já aqui havíamos noticiado a intenção da deputada Olívia Chow, do Novo Partido Democrático (membro da Comissão de Imigração do Parlamento) em apresentar uma moção ao Parlamento neste sentido, o que agora acabou por se confimar.

Sem comentários: