sexta-feira, maio 11, 2007

Putin convida Sócrates a ficar "hospedado" no Kremlin

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou o primeiro-ministro português a ficar instalado no Kremlin, durante a sua visita oficial entre 27 e 29 de Maio.

"Trata-se de um gesto inédito de cortesia da parte do Presidente russo porque, no Kremlin, apenas ficam alojados os chefes de Estado - e nem todos", disse uma fonte diplomática citada pela agência Lusa.
Enquanto primeiro-ministro, José Sócrates encontrou-se já com o Presidente russo em 2005, em Moscovo, durante as celebrações dos 50 anos da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial.

Durante os três dias de visita oficial à Rússia, em que apenas estará na capital do país, o primeiro-ministro português far-se-á acompanhar por vários membros do Governo e por uma comitiva de empresários, em que o maior peso é de investidores do sector da construção civil. "As cidades russas são muito antigas e têm muitos edifícios degradados. Vamos apostar em força no sector dos materiais de construção", declarou fonte do Executivo.
A deslocação do primeiro-ministro, a convite do Chefe de Estado russo, Vladimir Putin, "insere-se na estratégia de diálogo com as potências emergentes em termos económicos", casos do Brasil, Rússia, Índia e China.

Com estas deslocações, o Governo português diz pretender "dinamizar de forma mais intensa as relações bilaterais nos campos económico, político e comercial" com países que têm registado elevadas taxas de crescimento económico, oferecendo às empresas nacionais potencialidades de penetração em novos mercados, assim como a possibilidade de captação de novos investimentos.

A presidência portuguesa da União Europeia, a partir de Julho, será outro dos pontos na agenda de José Sócrates. Neste ponto, segundo o Executivo de Lisboa, destaca-se a preparação da cimeira entre União Europeia e Rússia prevista para Outubro em Portugal, "na qual se pretende aprofundar a parceria estratégica europeia com a Rússia".

Muito positivo para Portugal, quer em termos políticos, quer em termos geoestratégicos.

Sem comentários: