quarta-feira, maio 30, 2007

Instituto Tropical vira-se mais para os PALOP

Entregue a si próprio desde 1974, o actual Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT) está a acabar de arrumar a casa, de forma a poder servir os investigadores nacionais e dos PALOP, numa estratégia concertada.

O economista Braga de Macedo, especialista em comércio e finanças internacionais, que assumiu a sua direcção há três anos, quer que este "saber tropical esteja ao alcance de quem dele precisa".
O IICT conta com o apoio da Fundação da Ciência e Tecnologia para criar um Arquivo Científico Tropical que terá quatro vertentes: "a do arquivo propriamente dito; a do Arquivo Histórico Ultramarino e acesso à documentação do ex-Ministério do Ultramar (que não é tão antiga como a que temos, mas é igualmente importante); a do jardim botânico tropical, com o seu herbário absolutamente precioso; e finalmente a das colecções geográficas".

Um dos projectos mais importantes em curso é Cabo Verde Virtual, onde se capitalizam os conhecimentos sobre aquele País, em três dimensões, com métodos desenvolvidos pela empresa YDreams.

Sem comentários: