quinta-feira, maio 03, 2007

As Relações Portugal-Estados Unidos da América I

O Abade Correia da Serra

A estada do Abade, nascido em Serpa em 1750, na América foi particularmente interessante.
Antes de ser diplomata, Serra descreveu algumas das então novas paisagens dos Estados Unidos. Embora não tenha chegado a ser professor, foi consultor, através do seu amigo Thomas Jefferson, da então fundada Universidade da Virgínia, que lhe valeu ser considerado "o estrangeiro mais esclarecido que jamais visitara os Estados Unidos da América". Jefferson era tão seu amigo, que na mansão Monticello, na Virginia, o antigo presidente norte-americano tinha um quarto permanentemente reservado, quarto ainda hoje conhecido como "Abbé Corrêa’s room".
Porém, como diplomata, não teve sorte na época que lhe calhou, um período de conflitos no velho, no novo e entre o velho e o novo mundo...

Com Jefferson alimentou a utopia de uma nova civilização nas Américas, que ambos queriam mais avançada do que a europeia. A América do Norte ficaria para os Estados Unidos e a América do Sul para Portugal.

Numa carta de Jefferson a Correia da Serra, de 24 de Outubro de 1820, ele fala de um sistema em que “(...) a América se separaria dos sistemas da Europa e estabeleceria o seu próprio sistema. As nossas circunstâncias, objectivos e interesses são distintos. Os princípios das nossas políticas também o devem ser. Todas as confusões com esse quarto do globo devem ser evitadas se quisermos que a paz e a justiça sejam as estrelas polares das sociedades americanas”.

Sem comentários: