quarta-feira, março 28, 2007

RDCongo: Jean-Pierre Bemba poderá vir para Portugal para "tratamento médico"

O ex-vice-presidente da RDCongo Jean-Pierre Bemba, refugiado desde sexta-feira numa missão diplomática em Kinshasa, poderá deslocar-se a Portugal para tratamento médico, estando em curso negociações oficiais nesse sentido.

Fontes diplomáticas africanas, contactadas por telefone em Kinshasa, confirmaram que a intenção foi manifestada pelo próprio Bemba, informação que, contudo, não foi confirmada pelo embaixador de Portugal na capital congolesa, Alfredo Duarte Costa.
Bemba encontra-se refugiado na embaixada da África do Sul em Kinshasa desde que se iniciaram confrontos entre as tropas fiéis ao chefe de Estado congolês, Joseph Kabila, e milícias ligadas ao ex-vice-Presidente, que provocaram um número indeterminado de mortos e feridos, pois as versões são várias.

Bemba tem uma residência de férias na Quinta do Lago, no Algarve (sul de Portugal), razão pela qual, asseguraram as fontes, o também líder do Movimento de Libertação do Congo (MLC) solicitou a deslocação a território português.
Por sua vez, o porta-voz do MLC, Mawise Musangana, também contactado por telefone em Kinshasa, afirmou que "para já, o nosso líder não tem condições de segurança para abandonar a embaixada da África do Sul e é um assunto que está a ser negociado, quer com a comunidade internacional, quer com a justiça", explicou Musangana.

Além das vítimas mortais e dos feridos, grande parte deles em estado grave, os incidentes da semana passada levaram também à destruição das embaixadas de três países europeus - Espanha, França e Grécia - e também da do Zimbabué.

Depois de receber Mári Alkatiri também para tratamentos médicos, Portugal poderá ser agora refúgio para mais um lutador pela liberdade. Já tínhamos recebido de forma calorosa Nino Vieira, sempre se aceitaram de bom-grado as visitas de Estado de Mobutu e alguns devotavam grande amizade a Bettino Craxi. Somos realmente um paraíso...

Sem comentários: