terça-feira, março 06, 2007

Palhaçada Geral II

Já sabemos que tanto a extrema-direita como a extrema-esquerda, são propensos à palhaçada. E assim, fazendo jus a esta condição, tivemos um triste espectáculo na pacata localidade de Santa Comba Dão.

Acho muito bem que este município construa um museu sobre o estado-novo. Não sou obviamente um apologista do senhor das botas, mas também não um radical de esquerda que grita contra o fascismo, quando com a outra mão oferece o comunismo.

Um museu não é bom nem mau, é algo neutro. Económicamente é algo que poderá ser positivo para o concelho, longe do litoral financeiramente forte.

É bom conhecer a história, e então faz todo o sentido este museu.

Claro que não pode ser um altar à figura do "senhor" Salazar, mas pode ser mais um raio de luz sobre uma época que por muitos tem sido encoberta, usada e desgastada a seu bel-prazer. Aliás provavelmente estas reacções esquerdistas, só poderão ser explicadas por sentimentos anti-democráticos e porque se calhar convém a esses senhores que o periodo do Estado-Novo continue envolto em propaganda de esquerda. Muitas carecas se descobririam.

Respeito imensamente quem sofreu esse período, que não imagino sequer, mas enquanto não desaparecer essa geração, não poderemos conhecer de facto, nem analisar qualitativamente um estado e uma figura decisivas na formação do nosso pseudo-país.

Sem comentários: