sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Instituições financeiras reforçam controlo aos políticos

As instituições financeiras vão reforçar o controlo aos políticos que queiram abrir contas de depósito bancário, refere o jornal Correio da Manhã.

Passado mais de um ano sobre o aviso n.º 11/2005 de 13 de Julho do Banco de Portugal, o qual obrigou os políticos no activo a revelarem os seus cargos no momento da abertura de contas bancárias, o BdP vem reiterar a obrigatoriedade de identificação de todos os titulares de cargos públicos.

Segundo o publicado, quinta-feira, em Diário da República (aviso n.º 2/2007), os políticos, sejam eles membros de órgãos de soberania, membros de órgãos de natureza executiva da Administração Central, Regional e Local ou membros de entidades integradas na administração indirecta do Estado (gestores, presidentes de institutos públicos), estão sujeitos ao procedimento.

Introduzindo alguma clarificação e flexibilização nas normas que regulam a abertura de contas bancárias, a autoridade de supervisão vem ao encontro das recomendações do GAFI – Grupo de Acção Financeira sobre Lavagem de Dinheiro.

Sem comentários: