quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Cai o mito da beleza de Cleópatra

A bela Cleópatra representada por Elizabeth Taylor, afinal, nunca existiu. Uma moeda com 2 mil anos revela que tanto a rainha do Egipto como o amante Marco António tinham feições bem menos nobres.

A conclusão é avançada pela Universidade de Newcastle (Reino Unido), que estou uma moeda do ano 32 AC com as imagens de Cleópatra e do imperador romano Marco António, com quem a aristocrata do Nilo teve três filhos.

Nem um nem outro são, afinal, tão belos como as representações de Hollywood nos fazem pensar. Esqueçam a imagem de uma Elizabeth Taylor de traços finos e corpo elegante. Cleópatra tinha um queixo grande, lábios pequeninos e um nariz de aspecto rude. Enfim, uma cara pouco feminina.

Já Marco António também não era nenhum Richard Burton. O imperador tinha nariz de papagaio e um pescoço cuja delicadeza contrastava com a grandiosidade do domínio romano.

A pequena moeda romana, com Cleópatra numa face e Marco António noutra e referências à conquista da Arménia, está em exposição na Universidade de Newcastle a partir desta quarta-feira.

Sem comentários: