sexta-feira, dezembro 15, 2006

Portugal perde posto de relevo internacional

Presidente da ERSE recusou avançar para a corrida à presidência da Agência Internacional de Energia porque o Governo formalizou a candidatura fora de prazo. Executivo diz que ainda havia tempo.

Uma vergonha! Que descaramento...

Em finais de Setembro, Jorge Vasconcelos recebeu o primeiro de vários telefonemas que iriam fazê-lo reequacionar o seu futuro. Os representantes de alguns dos mais poderosos países da Agência Internacional de Energia, como os EUA, queriam vê-lo a dirigir a mais prestigiada organização mundial do sector, e garantiam-lhe o seu apoio se o presidente da ERSE, que regula o sector energético português, aceitasse concorrer.

Depois de 10 anos à frente da ERSE, com um mandato à beira do fim, Vasconcelos foi sensível aos argumentos, também transmitidos ao Governo.

No fim de semana de 23 de Outubro, numa conferência que reune os principais actores do sector energético português na sumptuosa Casa de Mateus, perto de Vila Real, Jorge Vasconcelos discute o assunto com Castro Guerra, o secretário de Estado adjunto da Economia, acertando o plano de acção para formalizar e acelerar o processo, uma vez que o prazo para apresentação da candidatura estava perto do fim.

Vasconcelos entregou a parte que lhe cabia do processo na segunda-feira, uma semana antes do final do prazo, as 17 horas da segunda-feira seguinte – 18 horas na sede da organização, em Paris. Castro Guerra ficou encarregue de tratar do resto, e de verificar se o Ministério dos Negócios Estrangeiros não se teria já comprometido com outra candidatura. A partir daí, o processo emperra em parte incerta dos gabinetes governamentais. Orgulhoso, Jorge Vasconcelos aguarda sem insistir.

Às 16:50 de segunda-feira, 10 minutos antes do final do prazo, Castro Guerra recebe um telefonema de Vasconcelos. O presidente da ERSE não faz perguntas. Diz apenas saber que a candidatura não tinha dado entrada e que, se for após o final do prazo, prefere que não seja entregue de todo. Recebe pouco depois das 17 horas um telefonema de Miguel Barreto, director-geral da Energia, que lhe assegura que a candidatura ainda é viável, uma vez que bastaria enviar um e-mail para a organização. Vasconcelos não muda de opinião, pois a última coisa que deseja, contam fontes muito próximas do presidente da ERSE, é ver o seu nome associado a uma derrota por desleixo burocrático – uma candidatura fora de prazo, mesmo que apenas por alguns minutos.

Fonte governamental garante que a candidatura não se concretizou por opção do candidato, apesar das insistências do Governo que, assegura, concluiu o processo em tempo útil.

Vasconcelos continuou na corrida informalmente, uma vez que os restantes candidatos não recolhiam a unanimidade, mas perdeu definitivamente a esperança na quarta-feira, quando a organização elegeu para o cargo Nobuo Tanaka, um japonês, acabando assim um acordo tácito entre os membros da agência que assegurava a presidência da AIE a um candidato europeu.

Perfil: Jorge Vasconcelos
Nos últimos dez anos Jorge Vasconcelos viu passar sete ministros e oito secretários de Estado.
Engenheiro electrotécnico de formação, foi convidado em 1996 para instalar a ERSE, sendo nomeado como presidente do regulador no ano seguinte. Foi ainda co-fundador e primeiro presidente do Conselho Europeu de reguladores de Energia. Antes tinha ocupado o cargo secretario geral da Eurelectric, a associação europeia da indústria eléctrica.

Sem comentários: