segunda-feira, dezembro 04, 2006

Orçamento de Estado 2007

Quanto ao orçamento de estado não tenho muito a dizer. Não sou especialista, nem tenho paciência para o estudar. Enfim, faço o que faz qualquer leigo. Vou ouvindo, leio os jornais, respeito a opinião de alguns. Na verdade parece-me um orçamento, que já como o anterior vai na direcção certa. Aliás parece-me que cada vez mais, e principalmente nas questões financeiras, a ideologia deixou de existir.

Na verdade parece-me que este poderia ser sempre um orçamento, ideologicamente falando, do PS, do PSD ou do CDS/PP. Obviamente, que existiriam sempre condicionantes politicas. Mas como os políticos parecem fazer questão em errar sempre, mesmo estando este orçamento a caminhar numa direcção certa existem pormenores que acicatam opiniões. As SCUT por exemplo. Não tenho nada contra as SCUT, nem nada contra auto-estradas pagas. Nem sequer me chateia que as SCUT comecem a ser portajadas. O que me chateia é a incongruência política e as mentiras. O que me chateia é um modelo de financiamento incomportável para o estado e por conseguinte para os Portugueses. O que me chateia é que nos atirem areia para os olhos com estudos que parecem movidos por interesses duvidosos, ainda que não o sejam. Por mim podem pôr portagens em todas as SCUT, desde que existam alternativas minimamente rápidas e seguras. Aliás isso está previsto na lei.

Desde que eu como cidadão pagador de impostos não seja obrigado a pagar a uma empresa privada para me deslocar, direito que assiste a todos os portugueses, façam as auto-estradas pagas que quiserem.

Taxas na saúde. Outro aspecto que também não me chateia nada, desde que não seja feito como está previsto. Ou seja, uma pessoa paga impostos, desconta para o SNS e depois ainda tem de pagar por estar internado. E depois vêm dizer que não é para financiar o SNS. Então é para quê? Se o SNS precisa de ser financiado, que se crie um modelo em que quem mais tem pague. Criem um modelo que discrimine positivamente os mais pobres. Até um escalão, paga-se 0%, até outro 5% dos custos e assim sucessivamente. E acredito que com um tecto máximo, também não devemos explorar a riqueza cegamente. O que acredito é numa sociedade solidária e não numa sociedade parasitária.

Na segurança social também creio que nada de realmente importante está a ser feito. Na verdade compreendo o Ministro quando diz que neste momento não se pode baixar impostos. Possivelmente tem razão, mas os portugueses também querem que quando se mude uma administração de uma empresa pública, quando se troca de director, não se mude a frota dos automóveis só porque o administrador não gosta da marca A ou B. E de facto há incongruência política, que até a oposição parece esquecer.

O PSD passou o tempo a falar que o défice se reduzia com cortes na despesa. O PS dizia que não. Agora olhem para este orçamento e para o discurso do Ministro. O corte na despesa é a pedra de toque, e ainda bem. Até o facto de se conter o crescimento da despesa na saúde é um feito, e isso não podemos negar. Teixeira dos Santos merece o meu respeito.

Sem comentários: