terça-feira, novembro 14, 2006

Reeleito presidente luso-canadiano no Ontário

Câmara de Kingsville
Reeleito presidente luso-canadiano no Ontário
Nelson Santos foi reeleito presidente da Câmara da cidade de Kingsville, província de Ontário, Canadá, nas eleições realizadas segunda-feira

Apesar das várias candidaturas, muitos luso-canadianos não conseguiram subir à vereação nos municípios da província do Ontário, perdendo-se designadamente a presença de origem portuguesa da Câmara de Toronto.

Porém, foram vários os casos em que gestores escolares (trustees) lusos consolidaram as posições.

Momentos após o apuramento dos resultados finais em Kingsville, já durante a noite de segunda-feira (madrugada de terça-feira em Portugal), Nelson Santos manifestou à Lusa grande satisfação pela reeleição, indicando ter obtido «61 por cento da votação total», apesar de ter concorrido contra o seu antecessor, que este ano voltou a recandidatar-se.

«Foi uma campanha dura. Tivemos que abordar os principais temas para o desenvolvimento desta cidade, onde queremos dar mais qualidade de vida às pessoas», enalteceu.

Entre as prioridades para o próximo mandato de quatro anos, Nelson Santos enunciou a continuação do investimento em infra-estruturas, assim como dar atenção às zonas de praia e frente ao mar.

Nascido no Canadá e filho de portugueses da região de Fátima, Nelson Santos, 36 anos, é o único presidente de origem lusa numa câmara no Ontário: Kingsville, a qual conta com cerca de 19 mil habitantes.

Em Toronto, a presença de origem portuguesa foi assegurada na comissão directiva das escolas públicas de ensino em inglês (Toronto District School Board - TDSB), tendo Maria Rodrigues sido reeleita por Davenport com 44 por cento.

Neste bairro bem português da cidade de Toronto, confimou-se a preferência pelos três candidatos luso-canadianos, todos terminando à frente de concorrentes de origem hispânica.

A mais directa opositora de Maria Rodrigues, a luso- canadiana Nellie Pedro quedou-se pelos 31,1 por cento, enquanto John Costa foi o terceiro posicionado, com 18,5 por cento do total dos votos.

Na sua área de influência, a TDSB (a maior comissão directiva escolar do Canadá) tem 558 escolas frequentadas por mais de 280 mil alunos, gerindo um orçamento anual de 2,4 mil milhões de dólares canadianos (1,6 mil milhões de euros).

Nas eleições para a Câmara de Toronto - que, além do presidente de Câmara, elegem 44 vereadores de câmara e os gestores das quatro comissões escolares - Paul Ferreira não conseguiu ser eleito vereador, apesar de ser o segundo mais votado no seu bairro eleitoral de York South-Weston, com 36,3 por cento.

Também Peter Ferreira, presidente do Congresso Nacional Luso-Canadiano e do Conselho Etno-cultural Canadiano, não conseguiu o lugar de vereador na câmara de Mississauga (grande cidade na Área da Grande Toronto), obtendo 35,14 por cento dos votos, ficando no seu bairro eleitoral atrás da já actual titular do cargo, reconduzida nestas eleições.

Em outros distritos eleitorais, aguardava-se a vitória previsível de Manuel da Silva em Cambrigde para "trustee" da comissão directiva das escolas católicas de Waterloo.

Por sua vez, Eduardo Viana permanece o mais antigo trustee de origem portuguesa no Canadá, tendo registado uma reeleição incontestada para a comissão directiva das escolas católicas de Halton-Oakville.

Embora candidato à mesma comissão escolar, o advogado açoriano Paul de Melo não conseguiu nestas eleições os votos necessários para se juntar a Eduardo Viana.

Nestas eleições duas câmaras estavam sob grandes atenções - Toronto (capital da província) e Otava (capital do país).

O actual edil de Toronto, David Miller, não teve opositores à altura, atingindo 57 por cento, mas em Otava, Bob Chiarelli, presidente de câmara, foi notoriamente «chumbado» pelo eleitorado, ficando no terceiro posto das preferências.

A celebrar a vitória em Otava está Larry O'Brien, que tomará posse a 1 de Dezembro como o novo presidente de câmara, tendo nesta eleições sido segundo o candidato Alex Munter.

Sem comentários: