sexta-feira, julho 16, 2004

O Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH é um valor calculado pela ONU que serve para classificar o nível de Desenvolvimento de um país em todos os Parâmetros. Digamos que é o índice que junta todos os factores de desenvolvimento, como a Economia, Segurança Social e outros.

Não me surpreende que Portugal seja o último dos 15 da UE, e o 26º país mais desenvolvido do mundo. Há obviamente espaço para melhorar por isso arregacemos as mangas e vamos á luta.

Mas o que me proponho é outra análise que não o porquê de Portugal estar neste posto e não noutro mais acima.

É uma análise que me surgiu assim do nada.

Há bem pouco tempo alguém que prezo dizia-me que a República é uma evolução da Monarquia. Tenho a dizer que esperava mais dessa pessoa e não o faço por ser ou não monárquico, porque isso aqui não interessa, só lido com factos.

Na realidade deparo-me com um cenário bastante diferente, e seguindo o hoje publicado Relatório anual do IDH da ONU, o que descubro?!

Nos cinco Países mais desenvolvidos (em todos os aspectos) da UE, 4 são Monarquias, e também o são os 3 mais desenvolvidos, Suécia, Holanda e Bélgica por esta ordem (Monarquias), seguidos de longe pela República da Irlanda e no 5º posto o Reino Unido.

Posto isto, sigamos para o Mundo e reparo: 7 dos 10 Países mais Desenvolvidos do Mundo são Monarquias (contando com os casos algo estranhos do Canadá e Austrália que têm como soberano a Rainha Isabel II).

A Ver: O Vencedor, o país mais desenvolvido do Mundo, é a Noruega (Monarquia); o 2º a Suécia (Idem); 3º Austrália e 4º Canadá (os casos especiais, mas também monarquias); 5º Holanda; 6º Bélgica (Monarquias); 7º a Islândia (A Primeira República está no 7º lugar); 8º lugar para os EUA (República); 9ª posição para o Japão (Monarquia) e 10º a República da Irlanda.

Ora eu não acredito que um país ter como forma de governo a Monarquia Constitucional seja condição fundamental ou suficiente para o Desenvolvimento, Mas talvez ajude.

Os 6 países mais desenvolvidos do Mundo são Monarquias, Os três mais desenvolvidos da UE são Monarquias, e Tendo em conta que na UE existem 8 países Monárquicos e 7 Repúblicanos, penso que existe equilíbrio.

PS: Ouvi o Sr. Louçã do BE, suposto intelectual, a referir-se à forma de governo Monárquica de forma desprimorosa. Reflicta nestes dados e aprenda umas coisinhas.

Braveman



Sem comentários: