sábado, junho 19, 2004

Solução para o Sistema Educativo


Um dos problemas que apontam normalmente aos opinadores é que eles só criticam mas não fornecem soluções. Nalguns dos textos anteriores já provei que sou um pouco diferente.

Hoje pensei num sistema educativo alternativo ao que possuímos hoje. Não será completamente diferente ao actual mas possuí algumas nuances.

Ponto 1: Escolaridade obrigatória até ao 9º ano (mas que não seja como hoje em que muitos alunos cumprem o 9º ano sem saberem como. Fontes informam-me que hoje é mais díficil reprovar um aluno do que dar boa nota. Isto é simplesmente níveis de literacia ficcionais. não é assim que se resolvem problemas)

Ponto 2: Deverão existir provas nacionais no 4º ano, 6º ano e 9º ano. Porquê, novamente para não existir ficcionalidade nas notas. Hoje os pais dizem que a culpa do reprovamento é do filho, do professor, mas nunca deles, daí a dificuldade em compreender avaliações.

Ponto 3: Um aluno para passar do 6º para o 7º ano só pode ter duas negativas e que não se juntem Português e Matemática. Um aluno que reprove mais de três vezes no 6º ano passará para a avalição alternativa B.

Ponto 4: Existirão 2 métodos de avaliação o "A" e o "B". O "A" será o método normal em que o aluno será aprovado apenas com duas disciplinas negativas no máximo até ao 9º ano. o "B" será para os alunos que reprovem mais de três vezes no sexto ano. Estes poderão chegar até ao 9º ano com quatro negativas, a diferença é que para passar par o 10º ano será cosiderada avaliação positiva não 50% como na Avaliação "A" mas sim 75%.

Ponto 5: Os 10º e 11º anos continuarão iguais.

Ponto 6: No 12º ano far-se-á uma pré matricula na Universidade e o Currículo será composto apenas por quatro disciplinas que serão aquelas que o aluno necessitar para os cursos que quiser, sendo Português (A ou B) obrigatório.

Ponto 7: Os Livros escolares serão escolhidos por períodos de três anos sendo o Estado a pagar os mesmos. A escolaridade obrigatória será realmente gratuita. Um pequeno imposto será anexado ao IRS das Famílias. Ao fim dos três anos serão renovados os currículos e os manuais escolares e os antigos serão enviados por protocolos para os países lusófonos.

Ponto 8: Todo o Ensino Público deverá ter como meta a gratuicidade, mas começando pela base do sistema.


Braveman

Sem comentários: