sábado, maio 22, 2004

Plano Económico
Estava eu a pensar no sistema económico e o porquê da crise em Portugal e no mundo. Cheguei a uma conclusão e a uma solução. Será porventura algo de muito simples e escamoteado por qualquer economista, no entanto parecem-me racionais e lógicas as conclusões a que cheguei.

Não sou, nem de perto, especialista no capitalismo ou em qualquer outro tipo de sistema económico, e de certo não compreendo por inteiro, nem mesmo talvez uma ínfima parte do sistema bolsista.

Lá vão as minhas conclusões, se alguém poder mostrar-me outro caminho, ou completar a minha ideia agradecia.

Penso que a base de todos os problemas económicos neste momento será a quase morte do sector primário em Portugal. Por desinteresse do Estado, dos cidadãos e principalmente da UE. Na verdade em Portugal cada vez mais estamos virados para o sector terciário, mas sendo a base de todo o sistema o sem dúvida prioritário e essencial sector primário não deveriam as politicas de governo privilegiar este sector. Há uma interacção entre todos os sectores, mas penso que as anomalias no sector 1º serão mais desestabilizadoras do equilibrio.

Se o sector primário for forte, o reequilibrio do sistema será mais rápido, e a economia mais saudável.

Aliás é devido a este sector estar depauperado que não somos independentes, e toda e qualquer crise exterior, ligeira ou não será sempre mas sempre amplificada na nossa economia. EStes dois problemas independência e a amplificação são o cerne de todas as nossas dificuldades.

A solução dos nossos problemas económicos passa por dois vectores. Primeiramente uma reestruturação profunda e uma aposta determinada no sector primário e Secundário Português, pois o terciário não gera produção.
O segundo vector, convencer os Portugueses de que comprar um produto Português é ajudar o país e a ele próprio.

Porquê?
Porque ao comprar Português estamos a incentivar o investimento. O investimento gera emprego. Emprego mais riqueza. Riqueza mais bem estar.
Ou seja, estamos a ajudar a nação, o estado e a nós próprios.
Portugueses, se calhar vale a pena sofrer por vezes e comprar algo um pouco mais caro, mas assim beneficiamos todos.
Assim invertemos o ciclo vicioso - consumo - Investimento - emprego - riqueza - consumo , para um ciclo vicioso positivo de consumo Português + Investimento + emprego + riqueza + consumo .

Um economista Moderno talvez chamará a este plano de um novo Proteccionismo, mas este é um plano para Portugal e não o mundo.

Braveman

Sem comentários: