terça-feira, março 23, 2004

A Educação


Assiste-se nos dias de hoje a uma crescente agitação entre as hostes estudantis no ensino superior. a luta válida ou não contra as propinas faz-me pensar que os alunos se encontram algo perdidos. Na minha humilde opinião, os alunos do ensino superior estão a deixar a luta dos problemas estruturais do ensino, para se dedicar a batalhas efémeras e acessórias. O rumo deveria de ser a luta por uma renovação da lei de financiamento do ensino superior, acabando com certos cursos fictícios, reflectir sobre uma acção social mais justa e competente, e principalmente num ensino superior de qualidade, tanto nos docentes como em condições materiais.

No entanto, o panorama argumentativo das Associações estudantis, é o panorama da falsidade, onde dados falaciosos se misturam com outros argumentos válidos, criando desinformação e a escalada numa luta que poderá ser injusta.

Neste momento considero injustas as reclamações face ao governo, neste tipo de discussão "acessória".

Os alunos do ensino superior, deveriam encabeçar a luta por todos os ensinos, desde o Básico ao Superior, estabelecendo metas e renovações pedagógicas. O rumo deverá a longo prazo ser o Ensino Público totalmente e realmente gratuito, mas comecemos na base, a base é o importante.

Aliás, a titulo de exemplo, Portugal é dos se não o país com menor número de Licenciados. Mas será que se ao tornar o ensino superior gratuito este valor irá aumentar. Sinceramente não, aliás não penso que um dado esteja directamente relacionado com o outro. Ou por exemplo, hoje em dia um aluno chega ao 9º ano sem conhecimentos e com um currículo pejado de negativas com a conivência do sistema. O governo está a tentar modificar esta situção e logo se levantam associações de pais e de professores. Ao que parece os professores e pais querem que Portugal suba nos números da Educação europeia, mas falsamente e com conivência do estado.

Os pais demitem-se da sua função e se há insucesso a culpa é dos professores, dos filhos, do governo, e

Nunca deles Próprios

Penso que são os alunos do superior que devem proteger e lutar contra o estado de coisas.

Levantem-se e façam uma revolução, não descasquem a pele da maçã, atingam o caroço.

Braveman

Sem comentários: